terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PESSOAL | Vida de emigrante

À uns tempos atrás estava a falar com uma leitora do blog de à pelo menos 2 anos, e é uma das poucas leitoras que criei um laço pessoal, que é minha amiga no meu facebook pessoal e que falo frequentemente. Essa mesma leitora, vamos-a tratar por S.V., deu-me força à uns anos atrás quando eu precisei que alguém se metesse no meu ponto de vista. Desde aí, sempre falamos, mas foi no ano passado que ela se mudou para a Alemanha e que começamos a falar mais. 
Eu sou da opinião que emigrar não é para o estômago de todos, os primeiros anos são o mais difícil e ambas tínhamos estas conversas, sobre a dificuldade e como eram os alemães. 
Bem, a S.V. da última vez que falamos,disse que só pelo que tinha passado, lhe apetecia escrever um post ou fazer um vídeo a falar da realidade da emigração. Mas que como sabia que anda aí muito boa gente a apregoar que emigrar é maravilhoso e todos devíamos fazer, ela sentiu que não valia a pena.
Este assunto esta na minha cabeça à cerca de 2 meses, e hoje, depois de receber um comentário de uma pessoa no YouTube sobre o mesmo tema, fez-me tomar a iniciativa de tentar explicar muito rapidamente o que acontece aqui no meu ponto de vista.



Primeiro: Ganhamos mais? Sim, mas também damos ao cabedal, como se costuma dizer. As rendas aqui são caras e posso dizer que à meses que o meu ordenado vai todo para a renda (veja-se que só tenho um T1). 
Temos mais regalias? Temos, a nível de saúde por exemplo, mas não pensem que também é tudo lindo. Ando à procura de um dermatologista e depois de ligar a 5 diferentes, a marcação mais cedo que me deram foi para finais de Abril. Não me queixo, pois sei que em Portugal é bem pior, mas se desconto às vezes 700€ por mês para saúde, segurança social, etc, esperava algo um pouco melhor do que 3 meses para uma infecção nas mãos.. Não dá muito jeito esperar 3 meses,percebem?
Dá para viver o mês sem estar a contar tostões?
Depende do trabalho que têm, depende da casa que têm, mas normalmente dá, e dá para poupar algum também se tiverem cabecinha.
O mais difícil? Para mim é não ter cá ninguém tirando o meu namorado, nem família nem nada, sabendo que tenho grandes amizades em Portugal e que estou longe delas, custa. Mas sabem, custa mais ainda tentar manter essas amizades vivas. Porque com a correria da vida e a distância torna-se muito difícil. Enquanto muitas de vocês podem ir ao cinema ou tomar café, ou vê-las a passar pela rua, eu não tenho isso.

Acho melhor não continuar  a escrever mais sobre isto porque vai ficar um post enorme. Se quiserem que faça uma série de posts a falar sobre a vida cá na Alemanha, digam alguma coisa nos comentários.

Apenas quero só deixar-vos um "texto" que vi noutro dia e que resume bastante o que é ser emigrante.
Não sei o autor mas concordo plenamente.

"Viver no estrangeiro não é sinónimo de riqueza, boa vida e bom trabalho. Viver no estrangeiro é sinónimo de luta, trabalho duro, de sacrifícios, de solidão, de valentia, de sobrevivência, der ser humilhados, desprezados e abusados. Também é sinónimo de renunciar a muitas coisas e sacrificar-se por outras, com o fim de se ter uma vida melhor. Isto é para todos que nunca saíram da sua terra e que se atrevem a criticar a todos aqueles que uma vez com um pouco de valentia, de medo, de esperança, e sobretudo muita fé, nos atrevemos a deixar a comodidade do nosso lar, da nossa terra, para buscar novos horizontes e um futuro melhor"

Sinto que escrevi tanto e ninguém vai ler até ao fim tirando a minha mãe. Por isso, olá mãe! Parabéns a ti! Pode ser que num futuro próximo possamos passar o teu aniversário novamente juntas!

Beijinhos a todas
P.S.  Se quiserem que faça posts sobre temas específicos da vida cá, digam!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Licença Creative Commons
Blog MakeupbySaraB by Sara B. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 Internacional License.
Based on a work at http://www.makeupbysarab.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.makeupbysarab.com/p/contacto.html.